sexta-feira, 14 de novembro de 2008

23 dias...

Fala ae galera, faltam só 23 dias para viagem =]
A ansiedade tá muito difícil de controlar hehehe, mas fazer o que né, só me resta esperar agora.
Amanhã tem orientação pré-embarque lá no Riocentro. Com certeza essa ansiedade vai ser triplicada a partir de amanhã hehehe, mas faz parte.

Eu disse no post anterior que contaria sobre o consulado dessa vez, né?
Então vamos lá.

Dia 27/10 me liga a secretária da IE e fala assim:
- Bom dia Vitor, sua entrevista no consulado já foi marcada, será dia 05/11 e amanhã ao meio dia será sua orientação pré-consulado. Você pode vir amanhã?
Concordei com a data, e disse que estaria no dia seguinte no horário na agência. Acordei por volta de 10:00 hrs e fui para o Downtown, estava com MUITO sono, parece que quanto mais tarde eu acordo mais cansado eu fico.
Cheguei bem mais cedo do que deveria, fiquei vendo os clipes de hip-hop que passavam no TVZ, já tava ficando de saco cheio quando deu a hora da orientação. Éramos 5 pessoas, na verdade 4, um dos garotos chegou quase ao final.
O consultor começou falando dos documentos necessários para que o visto pudesse ser obtido, são eles:

As taxas cobradas pelo consulado:

- Taxa Sevis: deve ser paga pelo site www.fmjfee.com com cartão de crédito internacional, para realizar o pagamento você necessitará do DS-2019 (falaremos dele mais adiante), do passaporte e de uma impressora para imprimir o comprovante, se possível, imprimam umas 4 vias, pois não se sabe o que pode acontecer, e é um documento indispensável. O custo da taxa é de US$35,00.
Não é necessário que o cartão esteja no seu nome, mas é imprescindível que ele seja INTERNACIONAL.

-Taxa de requerimento: Essa taxa deverá ser paga em qualquer agência do Citibank, o seu custo é de US$ 131,00. Pode ser paga em Real, com câmbio definido pelo consulado (acho que paguei R$ 275,00, mas é variável). É necessário que se leve o passaporte original para o pagamento dessa taxa.

Depois de explicadas essas taxas, fomos ver os documentos que deveriam ser levados até o consulado. Que não são poucos.
O consultor nos deu uma pastinha para colocarmos toda a documentação necessária. Essa é a documentação:

- DS-156: é preenchido e impresso pela agência com base nos dados fornecidos pelo participante no dia em que fechou o contrato com a empresa.

- DS-157 e DS-158: Disponíveis para download na área restrita da IE, eles fazem perguntas sobre os vínculos com o país, nome dos pais, pessoas para contato e etc.

- DS-2019 (já já falarei dele)

- Carta da IE.

- Carta do CCUSA.

- Carta com a confirmação do agendamento da entrevista (fornecida pela IE).

- Comprovante de pagamento da Texa Sevis.

- Comprovante de pagamento da Taxa de requerimento.

- Uma foto 5x5 com fundo branco, camisa escura, sem óculos.

- E, é claro, o Passaporte.

Além disso, é indispensável comprovar vínculo com o Brasil, então deve-se levar uma declaração da faculdade, uma boleta de pagamento, carteira de estudante, essas coisas.
Também é bom provar que você conseguirá se sustentar nos EUA independentemente do emprego de lá. Então, levem um comprovante financeiro do responsável, como declaração do imposto de renda, alguns contra-cheques, extrato de aplicação bancária e etc.

Depois de explicado esses detalhes, ele nos pediu para prestar bastante atenção, pois iríamos preencher o DS-2019 e se houvesse algum erro, teríamos que pagar US$70,00 para que nos fosse enviado outro documento.
Não era um preenchimento complexo, ele disse:
- Assine nesta última linha aqui.

Quando vi, a única coisa que saiu da minha boca foi:
-Puta que pariu, que merda.

Sim, eu havia errado o preenchimento do DS-2019, que nada mais é do que um documento expedido pelo Governo Americano e assinado por um funcionário do CCUSA, ou seja, não pode ser baixado ou enviado via e-mail.

Tive que pagar a maldita taxa.

Depois desse incidente frustrante ele perguntou se tínhamos algum problema com inglês, e pediu que falássemos o curso que fazíamos na língua inglesa, pois a entrevistas para vistos J1 (de trabalho temporário) são todas feitas em inglês. Respondemos e logo em seguida todos foram liberados, menos eu que tive que pagar a taxa e rezar para que chegasse até a segunda-feira dia 03, caso contrario teríamos que remarcar minha entrevista e com isso eu teria que pagar mais 90 reais.
No fim deu tudo certo, meu DS-2019 chegou na segunda-feira. E nesse mesmo dia paguei todas as taxas.

A entrevista

A entrevista no consulado estava marcada para 12:30 hrs, mas como haviam me recomendado cheguei lá bem mais cedo, acho que era por volta das 11 quando saí do metrô na estação da Cinelândia (que é muito perto do consulado, deve ser uma distância de 20 metros).
Na fila conheci um pessoal que estava indo fazer a entrevista para o visto J1 também, conversamos um pouco, mais ou menos 20 minutos de fila e chamaram as pessoas agendadas para 12:30 hrs. Entramos e o segurança pensando que eu era um terrorista da Jihad Islâmica me perguntou se eu tinha uma Bomba Química, respondi que não, realmente não tinha, tava só bombas Físicas e Matemáticas.
Lá dentro entreguei meus documentos e peguei uma senha, 972, estavam chamando pela 930 nesse momento. Sentei e esperei, esperei, esperei, esperei pra caralho. Quando deu umas 13:30 hrs, fui chamado para tirar as digitais. Depois, voltei pra sala de espera, mas dessa vez foi bem rápido, logo fui chamado para a fila das entrevistas.
Na fila, vi alguns vistos sendo negados e fiquei mais nervoso, mas acho que não eram vistos J1, eram de turista. Fiquei até com pena de uma velhinha que saiu da cabine meio cabisbaixa, acho que o visto dela tinha sido negado, mas não tenho certeza.
Conforma a fila caminhava eu ia ficando mais nervoso, fiquei tão nervoso que sentia meu rosto ferver, parecia que meu cérebro iria parar a qualquer momento.
Finalmente eu era o primeiro da fila, apareceu no mostrador que seria na cabine 5. Chegando lá, dei um sorriso e a consulesa me deu um certo mole (to zuando, óbvio). Me fez somente 4 perguntas:
Na primeira, ela perguntou se eu já possuia Job Offer. Respondi que sim, que iria para Tampa, trabalhar no Subway.
Acho que ela achou incomum ir para Tampa, num programa onde a maioria vai para neve. E ela me perguntou o por quê dessa escolha. Disse meio cretinamente, que eu não havia escolhido Tampa, Tampa havia me escolhido, ela deve ter pensado "Que cara babaca, usando a frase mais clichê de todas", mas acho que convenci.
Depois disso perguntou o que eu estudava, respondi que estava no 6º periodo de Publicidade e Propaganda na FACHA. Ela não pediu nenhum documento que comprovasse.
Depois perguntou o que meus pais faziam e eu respondi.
Ai ela me disse para pagar a taxa e voltar para ela assinar.

Quando fui pagar a taxa de US$ 40, oo , o caixa estava fechado para almoço, então fiquei mais tempo esperando. Dessa vez foram uns 20/30 minutos na sala de espera, aproveitei para pagar a taxa de entrega do Passaporte e do DS-2019 que custa R$17,00 e é feita pela empresa TNT Express.
Paguei a taxa, voltei no guichê e ela assinou. Saí de lá muito tenso, com muita dor de cabeça, almocei e fui trabalhar.

Espero que às pessoas que irão ao consulado que lerem isso possa ser de alguma ajuda, aos demais agradeço pela paciência de ler um texto grande desses hehehe.

Nenhum comentário: